“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.” (1 Coríntios 1.18)
-
A queda
A queda do homem (Adão), relatada em Gênesis, capítulo 3, foi a causa da corrupção e da depravação de todos os homens, tornando-os condenados eternamente e destituídos da glória e da presença do Criador.
-
A solução aplicada por Deus
Na sua carta aos Romanos, capítulo 10, Paulo relata sobre a necessidade da pregação do Evangelho para que o homem seja salvo dessa condenação eterna.
Deus chama para Si a responsabilidade da salvação do homem; pois lançou sobre Si (em Jesus), Sua própria ira, a qual nós merecíamos.
-
Jesus tornou-se o alvo da ira
Não podemos negar que a ira de Deus foi lançada sobre Jesus Cristo na cruz do Calvário e consequentemente aplacada em relação ao homem.
Os profetas do Antigo Testamento, os quatro evangelhos, as cartas neo-testamentárias e o Apocalipse, relatam esse fato de forma clara e evidente.
-
Só Deus pode salvar o homem
Portanto, o meio pelo qual Deus usa para salvar o homem é totalmente exclusivo dEle, e por mais que queiramos estabelecer um sistema salvífico ou até uma excelente religião ou filosofia de vida, não seria suficiente para nos salvar da Sua santa e justa ira.
-
A pregação do evangelho
Entretanto, a divulgação desse meio, que consiste na pregação do Evangelho, compete à Igreja (a você e a mim).
-
Só o Espírito convence o pecador
O Espírito Santo usa a pregação para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. É fato que alguém pode ter um encontro com Deus apenas pela leitura das Escrituras; porém, o veículo mais eficiente para a salvação do homem é mediante a loucura da pregação.